top of page

Como surgiu e o que faz o Clube "Eu Participo!"

Atualizado: 27 de out. de 2022

Descobre um pouco mais sobre o Clube "Eu Participo!" pelas palavras daqueles e daquelas que o fazem - crianças e jovens!


A história do Clube "Eu Participo!" poderia começar por "Era uma vez um grupo de crianças que teve uma ideia..." porque foi mesmo isso que aconteceu.


Estávamos no ano letivo de 2015/16 e o mundo encontrava-se em alvoroço.

Uma turma da EB Joaquim José de Carvalho, no seu 4º ano de Projeto "Eu Participo", vivia preocupada com o que se passava no mundo. Na altura decorria a Guerra na Síria, as notícias de crianças e famílias em situação de refugiados eram a toda a hora, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nasciam e nada nesta turma os fazia parar de discutir e procurar ideias para agir… Duas grandes ideias surgiram e delas dois grandes projetos que ainda hoje continuam no "Eu Participo": os artigos escritos pelas crianças publicados, desde maio de 2016, no Jornal do Pinhal Novo (os quais podes ler na publicação municipal "A tua voz") e a criação de um Clube "Eu Participo" na EB Hermenegildo Capelo, em Palmela, que começou a funcionar em pleno desde o ano letivo de 2017/18.


Desta forma, estes e estas Agentes Eu Participo fizeram com que mais crianças conhecessem os seus direitos inscritos na Convenção sobre os Direitos da Criança e,

especialmente, o seu direito de dar opinião e participar na construção de um mundo melhor hoje e no futuro.

(A turma no seu 2º ano letivo - 2013/14)


Muitas crianças e jovens têm passado pelo Clube "Eu Participo!" e deixado marcas na escola e na comunidade! Deixamos aqui os testemunhos de quem participou no ano passado, crianças e jovens desde o 5º ao 8º ano escolaridade.


(Clube "Eu Participo" - horário manhã - 2021/22)


O que é o Clube "Eu Participo!"?

  • "É um clube de ativistas onde se realizam vários projetos que ajudem o mundo de alguma maneira."

  • "É o melhor clube de sempre e que luta pelos direitos das crianças, mulheres, as alterações climáticas."

  • "É um clube onde aprendo muita coisa do mundo exterior como: alterações climáticas, comer comer saudável, etc. E que temos que lutar contra estes problemas e que é um direito nosso."

  • "O Eu Participo é um clube onde se discute coisas importantes para a vida como as alterações climáticas."

  • "É um sitio onde falamos, divertimo-nos e discutimos coisas que fazem com que um dia poderemos já não estar a viver no planeta Terra. Então agrupamo-nos e arranjámos formas divertidas de ajudar a Terra."

  • "Eu diria que é um clube onde nós aprendemos muito, sobre o planeta terra e sobre as coisas que acontecem nele."

  • "O Eu Participo é um clube de pessoas preocupadas com a defesa dos direitos de todas as pessoas, onde falamos sobre o mundo, o que passa nele e o que podemos fazer para o melhorar."

(Clube "Eu Participo" - horário tarde - 2021/22)


O que se faz no Clube "Eu Participo!"?

  • "Aprende-se maneiras de manter a Terra saudável."

  • "Tentamos influenciar pessoas para melhorar o mundo."

  • "Tenta-se fazer um mundo melhor."

  • " Debatemos e falamos sobre assuntos que acontecem no mundo que são importantes e têm um impacto nele. Como por exemplo alterações climáticas e vários assuntos a ver com os direitos humanos e ajudar a compreender melhor estas coisas e o que podemos fazer para melhorar o mundo."

  • "É um clube onde abordamos vários temas, como perceber o que são as alterações climáticas, perceber as consequências e os impactos que este problema tem no ambiente e na sociedade, falamos sobre os direitos humanos, onde podemos incluir os direitos das mulheres nalguns países, as desigualdades e igualdades neste planeta, soluções para ajudar a combater vários problemas, divulgamos vários sites importantes para recolhermos alguma informação, como a amnistia internacional, a ZERO,..."

  • "Diria que fazemos coisas incríveis para mudar o mundo e o tornar o melhor possível, em termos ambientais e de direitos. E que depois debatemos e esclarecermos tudo para depois termos uma voz. Voz essa que é ouvida e é muito importante pois temos muito para dizer e o Eu Participo ajuda-nos imenso nesse aspeto, se tivermos dúvidas sobre algo que está a acontecer no mundo vamos deixar de as ter porque nos vão esclarecer. Podia também dizer que é um lugar onde te sentes acolhido e feliz! Falamos de muito mais coisas para além do ambiente e dos direitos, falamos sobre o que se passa no mundo, o que pudemos fazer, tantas coisas que é difícil de as dizer todas. É como uma terapia estar rodeado destas pessoas."

  • "Tentamos o porquê do nosso planeta estar a morrer e o que podemos fazer para mudar isso."

  • "Falamos de tudo um pouco, das alterações climáticas, do racismo, da discriminação no geral, de política, tudo… Há sessões que parecem de terapia, onde desabafamos sobre as nossas preocupações e outras onde percebemos que precisamos de agir urgentemente. O clube Eu participo ajuda-me imenso, não só pelo facto de estar informada sobre os acontecimentos no mundo, mas também me ajuda a perceber certas situações da vida."


São muitas as histórias e testemunhos que temos a partilhar contigo sobre estes anos de existência do Clube "Eu Participo". Em algumas das notícias deste blogue poderás encontrar algumas ;-)



Eu Participo, e tu?!







43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page