top of page

A jogar aprendo a AGIR!

Queres jogar e aprender mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Aprender sobre o Planeta e como podes AGIR para protegê-lo? Estás no sítio certo :-)


O Projeto "A jogar aprendo a AGIR" começou a ser pensado e desenvolvido pela turma do 9º C na disciplina de Geografia, na área de Cidadania e Desenvolvimento, da Escola EB Hermenegildo Capelo, com o objetivo de construir jogos que levassem crianças, jovens e adultos a testarem os seus conhecimentos sobre o planeta e como protegê-lo. Este desafio surge da iniciativa "A Maior Lição do Mundo!" uma parceria entre a UNICEF e a Direção Geral de Educação, o qual a Profª Sara Amâncio e a sua turma agarraram.


Ao mesmo tempo, o Clube "Eu Participo" que envolve jovens do 3º ciclo (conhece aqui algumas), continuava a sua ação em torno das alterações climáticas - alertar e levar a agir em prol do planeta e da defesa dos direitos de todos/as! Além das manifestações pelo clima realizadas na escola (um exemplo), dos artigos publicados no Jornal do Pinhal Novo (um exemplo), entre outras ações, este grupo andava a pensar como poderia explicar às crianças o que são as alterações climáticas e o que cada um/a de nós pode fazer.


A mesma preocupação e a mesma vontade de AGIR levou a que estes dois grupos de jovens unissem esforços e, em conjunto, tornassem a sua ação muito mais poderosa. Se quiseres conhecer um pouco mais sobre a história deste encontro e o que cada um fez espreita aqui .


No dia 6 de abril, Dia da Sustentabilidade na EB Hermenegildo Capelo, a turma do 9ºC começou a apresentação de alguns jogos, os quais podes experimentar: Jogo da Memória, Jogo da Correspondência, Quizizz e Arrasta e Solta


No dia 19 de maio, o desafio foi maior! Ajudar as crianças da turma do 4º ano da EB Joaquim José de Carvalho (Palmela) a entenderem o que se passa com o Planeta, o que são as alterações climáticas e como podemos agir. E foi aqui que os esforços se uniram entre esta turma e o Clube "Eu Participo".


Além de mais jogos construídos pela turma do 9º C sobre o ODS 15 - Ação Climática, as jovens do Clube preparam vários materiais como se estivessem a contar uma história que no final contava com a ajuda de todos os superpoderes que aquelas crianças iam descobrir que tinham.



Aqui ficam todos os jogos digitais construídos pela turma do 9º C e que podes explorar. Diverte-te!


Se clicares neste link vais conhecer o que os/as jovens da turma do 9º C e do Clube "Eu Participo", bem como as crianças do 4º ano da EB Joaquim José de Carvalho, disseram sobre esta experiência. É bom acreditar que podemos mudar o mundo, porque podemos mesmo!


Neste Blogue "Eu Participo, e tu?" poderás saber mais sobre o Planeta e ideias para protegê-lo (aqui) e descobrir mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sobre "A maior Lição do Mundo" (aqui)



"Eu Participo, e tu?"

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page