top of page

E porque é bom Saber + sobre quem trabalha em DIREITOS...

A Organização das Nações Unidas nasceu em 1945 com o objetivo de unir todas as nações do mundo em prol da paz, da justiça, da dignidade humana e do bem-estar de todos e todas. Atualmente, o Secretário Geral é português, chama-se António Guterres.

A Amnistia Internacional nasceu inspirada pelo caso de dois estudantes portugueses que foram presos por estarem a brindar à liberdade, em 1961. Estávamos em plena ditadura de Salazar. Peter Benenson quando soube deste caso decidiu escrever uma artigo no jornal -   "Os prisioneiros esquecidos". O apelo que fez à libertação destes dois jovens  inspirou o início da Amnistia Internacional.

 Desde então, este movimento que junta mais de 7 milhões de pessoas, em mais de 150 países, investiga  sobre casos onde os abusos aos direitos humanos podem estar a ser uma realidade e agem exigindo justiça para aqueles e aquelas cujos direitos tenham sido violados.

O Instituto de Apoio à Criança nasce em 1983 para dar voz à defesa dos direitos da criança.

Descobre alguns dos projetos que esta Instituição Particular de Solidariedade Social faz com as crianças e jovens, desde atividades lúdicas até linhas  telefónicas SOS.

Qualquer criança que precise de ajuda pode ligar para a linha SOS Criança.

Descobre aqui como.

A UNICEF - Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância -  é um órgão das Nações Unidas. Está presente em mais de 190 países, a defender os direitos da criança  através de muitas ações que ajudam as crianças e adolescentes (até 18 anos) a crescerem felizes, saudáveis e em segurança: procura reduzir a mortalidade infantil em muitos países, apoia a educação para todas as meninas e meninos que em muitos lugares deste planeta não conseguem ter uma escola de qualidade, atua em situação de emergência ...

"... não vamos parar até o mundo ser um lugar seguro para TODAS as crianças." (UNICEF Portugal)

Escuta aqui, no "O mundo explicado" o que faz esta comissão

Sempre que alguma criança está em perigo as Comissões Locais atuam.

Conhece a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Palmela e onde a podes encontrar.

O Banco Alimentar recolhe e distribui alimentos a muitas instituições que depois entregam às pessoas que necessitam dessa resposta imediata nas suas vidas - refeições confecionadas ou cabazes de alimentos.

Já deves ter encontrado algumas das suas campanhas de doação de alimentos, quando vais ao supermercado com a tua família.

Conhece aqui algumas dessas pessoas extraordinárias que decidiram ser voluntários/as nesta luta contra a fome.

Também tu e a tua família podem ajudar sendo voluntários/as ou participando nas várias campanhas que aparecem, como por exemplo a campanha "Papel por alimentos" e talvez possas visitar o Banco Alimentar em Palmela.

Queres ser ATIVISTA?

Não sabes por onde começar?

Explora algumas destas instituições. Algumas dão-te a oportunidade, de bem cedo, tornares-te ATIVISTA, como por exemplo:  

Queres fazer VOLUNTARIADO?

Não sabes por onde começar?

Escuta o que é e o que podes fazer!

Em breve novos  Saber +

bottom of page