top of page

Reciclar para o Planeta Salvar!

Espreita o FILME realizado por 6 magníficas "Agentes Eu Participo" e conhece a história de toda esta aventura - dos desafios que foram aparecendo, mas que nunca fizeram estas meninas desistirem do seu projeto!


(Carrega na imagem e descobre os 5 episódios do filme "Reciclar para o Planeta Salvar")


"Sabemos que já reciclas, mas queremos contar-te o que descobrimos...". É assim que a Alice, a Diana, a Lara, a Leonor, a Madalena e a Mélanie começam o filme e levam-te numa viagem através de 5 episódios:

1 - o que está a acontecer no planeta e o que precisamos de fazer;

2 - como pode acontecer a reciclagem em casa;

3 - o que fazer num jardim ou num piquenique;

4 - qual pode ser a tua ação na escola;

5 - alguns momentos da gravação do filme.


Queres saber como começou esta ideia?


Elas estavam a começar o 3º ano de escolaridade (2019/20 - EB António Matos Fortuna) e a ideia de fazerem um projeto em torno da importância da reciclagem surge com a pesquisa que estavam a realizar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Queriam agir em defesa do planeta e definiram como objetivo ajudar as crianças da escola (e as pessoas adultas) a entender a importância deste ato e a saber como o deveriam fazer. Ao mesmo tempo que construíam um jogo, iam aprendendo um pouco mais sobre a forma correta de fazer reciclagem.





Mas achas que foi fácil?


Vieram dois confinamentos por causa da pandemia COVID-19 e as aulas on-line. Era difícil continuar o trabalho que estavam a desenvolver e, por isso, levaram dois anos letivos até estar terminado. Sempre que regressavam, continuavam o projeto.


Definiram que no final do 4ºano de escolaridade, antes de mudarem de escola, iriam mostrar a todas as crianças como funcionava o jogo e deixá-lo na biblioteca para que pudessem usar e aprender a reciclar. Não puderam fazê-lo porque, a duas semanas de terminarem a escola, esta e outras turmas entraram em isolamento profilático.



Depois de tudo já não seriam elas a apresentar o jogo na escola? Não poderia ser esse o final.


Foi aí que a Câmara Municipal de Palmela teve uma ideia: fazer um filme onde estas Agentes Eu Participo falariam das suas preocupações e apresentariam as regras do jogo. Elas aceitaram!


Terá corrido como planeado?


Tudo preparado para as filmagens... mas o jogo tinha desaparecido!!! Parece que até ele foi para a reciclagem ... mas não sabemos pelas mãos de quem :-(


Estas meninas não desistiram, nem nós! Transformaram todo o jogo num filme. Pensaram que locais queriam mostrar para passar a mensagem e que ideias queriam retomar de outras coisas que foram descobrindo e que não estavam no jogo. Construiu-se um guião, fizeram-se filmagens muito profissionais pelo Paulo Alexandre Ferreira :-) e outras mais caseiras pelas famílias e por elas próprias :-) Depois, o Pedro Pereira fez as montagens e surge o filme "Reciclar para o Planeta Salvar!"


( O Paulo e o Pedro também trabalham na Câmara Municipal de Palmela, na área da comunicação.)


Uma aventura! O filme veio a tempo de ser lançado durante o 32º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança e enviado para todos os estabelecimentos de educação e ensino. Estas Agentes Eu Participo ajudaram, assim, a celebrar os direitos de participação das crianças e jovens, nomeadamente o direito à opinião sobre os assuntos que afetam a sua vida (artigo 12º) e o direito de reunir com amigos e criar projetos (artigo 15º)!



Esperemos que gostem e passem a mensagem ao maior número de pessoas! Vamos lá mudar o mundo!!


"Eu Participo, e tu?!"

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page