top of page

Dá uma oportunidade que ainda há esperança

Atualizado: 27 de mai. de 2022

É assim que o Clube "Eu Participo", do horário da manhã (EB Hermenegildo Capelo), intitulou o seu projeto. Decidiram qual o problema que queriam fazer parte da solução e colocaram "mãos-à-obra". Arrisca porque é apetitoso!


Depois de andarem a explorar os direitos humanos e de fazerem algumas atividades que lhes deixaram perguntas na cabeça, o grupo (10 raparigas e 1 rapaz) decidiu avançar para um projeto. As ideias não faltavam e todas as preocupações eram válidas. Seguiram-se alguns dias em que debateram e priorizaram e acabaram por perceber que queriam descobrir o que poderiam fazer mais sobre as alterações climáticas. Pesquisaram e voltaram a debater as suas ideias e preocupações e, por fim, decidiram que o seu projeto seria em torno da alimentação e da redução da proteína animal. Lê o que descobriram sobre como a nossa alimentação pode ser pouco sustentável e como avançaram para uma solução.



"Olá! Somos o Clube "Eu Participo!" e agradecemos-te por vires ao nosso site!

Este site tem como objetivo alertar as pessoas para o que se passa no nosso planeta. A temperatura do planeta Terra tem vindo a aumentar imenso.

Nós explicamos-te melhor: à volta do nosso planeta, existem umas coisas chamadas gases de efeito estufa. Esses gases fazem com que o nosso planeta não congele. Mas eles têm vindo a aumentar muito e o nosso planeta está a começar a entrar em seca, e tudo por nossa culpa.

Mas como é que o ser humano tem culpa? - perguntas tu. Eu explico-te. Uma das coisas que nós fazemos e que contribui para isto é consumir em excesso a proteína animal. Por exemplo: as vacas. As vacas libertam gases de efeito de estufa (o metano) no processo da sua digestão e como nós as consumimos (muitas vezes em excesso!), têm de de existir cada vez mais vacas e são libertados cada vez mais gases. Além disso para as criarmos vão-se retirando árvores e árvores para haver local para a sua pastagem. Valerá a pena esta deflorestação quando precisamos tanto das árvores? Esta é uma das razões pelas quais a temperatura da Terra tem vindo a aumentar. Os cientistas preveem que se nós reduzirmos o consumo de proteína animal, entre outras coisas, em 2030, os gases de efeito estufa vão parar de aumentar e a Terra vai parar de continuar a aquecer. Por isso criámos este site com várias receitas vegetarianas que podes fazer para ajudares o planeta. Começa à tua medida, as vezes que conseguires trocar um prato de carne ou peixe por um prato vegetariano. Um pequeno ato pode fazer a diferença!"

(Clube "Eu Participo" - blogue "Dá uma oportunidade que ainda há esperança")


Agora fica do teu lado! Partilha este site! Junta-te à missão: reduzir o nosso consumo de proteína animal.


Aproveita para ler o que uma das jovens deste clube já descobriu, anteriormente, sobre a nossa alimentação.


E se tiveres sugestões para outras receitas ou quiseres fazer algum comentário para dar força a este projeto, envia para um e-mail para clubeeuparticipo@gmail.com


Eu participo, e tu?!



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page