top of page

Conheces o óleo de palma?

Os/as Agentes do Clube "Eu Participo", da manhã, (2020/21) entram em ação. A sua missão é divulgar, alertar e mudar!



A conversa começou pela preocupação que tinham sobre os animais em vias de extinção. Conheciam algumas histórias, mas não sabiam em concreto todas as razões para isso estar a acontecer. E, foi assim, que surgiu o óleo de palma através da história de um orangotango "Ran-Tan: a história do óleo de palma sujo" (que poderás vê-la no trabalho que o Clube fez, em cima).


Para a produção do óleo de palma são derrubadas árvores para poderem plantar outras - o Dezendeiro. Mas com o derrube dessas árvores, muitos animais ficam sem o seu habitat. É o que esta história nos conta.


Tal como a menina da história, também os/as Agentes "Eu Participo" puseram-se em missão e procuraram todos os produtos que tinham em casa e que continham óleo de palma.


oleo palma texto
.pdf
Download PDF • 146KB





Ficaram pasmados/as. Encontraram em tudo: detergentes, champôs, comida,... Sabes como procurar? Na capa do produto existe uma zona onde diz "Ingredientes". Ás vezes quase precisas de uma lupa, mas consegues encontrar. Em alguns descobriram que não estava escrito óleo de palma, mas sim outras coisas que significam o mesmo. Por exemplo: Óleo vegetal (Vegetable Oil), Gordura vegetal (Vegetable Fat), Palm Kernel, Palm Kernel Oil, Palm Fruit Oil, Palmate, Palmitato (Palmitate),

Palmolein, Glicerol (Glyceryl), Stearate, Stearic Acid, Elaeis Guineensis, Palmitic Acid, Palm Stearine, Palmitoyl Oxostearamide, Palmitoyl Tetrapeptide-3, Sodium Laureth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Sodium Kernelate, Sodium Palm Kernelate, Sodium Lauryl Lactylate/Sulphate, Hyrated Palm Glycerides, Etyl Palmitate, Octyl Palmitate, Palmityl Alcohol.



Também descobriram que alguns produtos poderiam vir de plantações sustentáveis, as quais procuravam respeitar tanto a natureza como as pessoas que lá trabalham. Para isso, teriam de encontrar o símbolo RSPO.


Nas plantações não sustentáveis, os direitos humanos também estão em causa - trabalho mal pago, em condições de extrema insegurança e muitas vezes, sob medo.


Talvez descubras que também usas estes produtos que as Agentes "Eu Participo" do Clube colocaram no trabalho. Mas estes são só alguns exemplos. Por isso, desafiamos-te a descobrir outros. Procura na tua casa!


Descobre mais sobre o óleo de palma aqui.


Esta ação das jovens contribui para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:


Eu Participo, e tu?

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page