top of page

Qual o meu lugar nesta teia?

A Camila, a Sofia e o Vasco publicaram no Jornal do Pinhal Novo, no dia 13 de junho de 2023, algumas reflexões sobre a missão em que participaram. Deixaram-nos um desafio. Aceitas?


A Camila, a Sofia e o Vasco são três grande ativistas que participaram com a sua turma na Missão "Qual o teu lugar nesta teia?" da "Escola Agentes Eu Participo".


Em assembleia, no ínicio do ano letivo, a turma decidiu que era esta a Missão Eu Participo que iriam realizar. Assim, iniciaram uma "viagem" pelo Planeta Terra que os levou a muitos cantos do mundo (incluindo o nosso). Conheceram histórias reais e foram percebendo como as alterações do clima estão a impedir que muitos seres humanos tenham acesso igualitário e de forma justa a todos os seus direitos.


Esta turma já há muito que se questionava sobre a relação do ser humano com a natureza e como as nossas mudanças de comportamento podem trazer um impacto muito positivo para a sustentabilidade do planeta e acesso de todos os seres humanos aos seus direitos. Mas com esta missão ficaram, ainda, mais fortes.


Se tu também queres ser uma ativista pelos direitos humanos e pela sustentabilidade do Planeta, junta-te a eles e a elas! Desafia-te com o que te propõem neste artigo.


Artigo Qal o lugar na teia 13 junho
.pdf
Download PDF • 103KB

A minha professora perguntou o que é para nós a teia. Eu acho que esta teia não é uma teia qualquer, é o nosso Planeta Terra e os seres vivos que habitam este mundo incrível e que está a ficar doente. Vamos ajudá-lo!

Eu acho que estou a ajudar o planeta, porque parei de usar muito plástico, e agora reciclo em casa. Eu sonho poder ajudar a nossa casa (a Terra), ajudar o mar, o ar e a água…porque estou preocupada! Mas não consigo fazer tudo ao mesmo tempo porque não tenho energia para isso tudo e, por isso, vou ajudar o solo, fazendo uma horta em casa, e dizer aos meus pais para não porem químicos na horta. Esses químicos são utilizados para os insetos não comerem os legumes e frutas e são muito prejudiciais ao solo e à nossa saúde.

Talvez também consiga fazer uma manifestação sobre proteger o solo, mas sozinha não consigo. Vou convidar os meus amigos da escola e assim trabalhamos em conjunto e conseguimos mudar o nosso planeta. Cuidamos dele e já não fica doente e poluído.

(Camila Margarido – 4º ano EB Cabanas)


Há muitos seres maravilhosos a habitar este mundo, eu acho que esta teia é isso mesmo: o mundo.

Eu estou a tentar ajudar e vou continuar a tentar. Há muita coisa que eu já consegui mudar: sempre que posso vou para a escola de bicicleta e quando vou fazer caminhadas, às vezes, recolho algum lixo.

Enquanto humana sinto-me bem porque habito este mundo incrível, mas ao mesmo tempo sinto-me mal porque sei que este planeta está doente e eu quero mesmo muito ajudá-lo, mas não consigo fazer tudo sozinha.

O que me preocupa mais é o mar porque os animais que lá estão são mesmo muito importantes, as florestas por causa dos incêndios e os seres vivos maravilhosos que estão a habitar as florestas. Acho que consigo ajudar o mar enquanto reciclo e apanho lixo na praia e na floresta enquanto faço as minhas caminhadas. E assim posso ajudar um bocadinho o planeta.

Eu ajudo o planeta, e tu?

(Sofia Alves – 4º ano EB Cabanas)


Esta teia está cheia de problemas, mas que teia é esta?

Esta teia não é das normais, feitas por aranhas, é o planeta. Se não queres problemas nesta teia, ajuda o planeta, porque ele realmente precisa de nós.

Começa a pensar em formas de ajudar o planeta, e não penses que são poucas porque há várias, como por exemplo: reduzir o uso de plástico; proteger o mar e os animais; reutilizar; proteger as árvores, o solo, o ar e a água; não desperdiçar comida; etc…

E agora, com estas soluções todas, tu podes começar a pensar qual é o teu lugar nesta teia, e eu também.

Eu já mudei algo nos meus hábitos: antes, quando eu ia às compras, usava sempre os sacos de plástico que têm lá, mas depois de dar o presente do Dia da Mãe à minha mãe, parei, porque o presente era um saco de pano para a minha mãe usar sempre que for às compras.

Uma última mensagem: Eu participo! E tu?

(Vasco Esteves – 4º ano EB Cabanas)



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page