top of page

MANIFESTO pelos direitos de todos na vila do Pinhal Novo

As crianças da turma do 2º C da EB António Santos Jorge publicaram no Jornal do Pinhal Novo, no dia 4 de julho de 2023, o seu MANIFESTO com as preocupações e ideias que têm com a vila do Pinhal Novo.


Estas crianças desafiaram-se na Missão "Entendes a tua cidade?” da Escola Agentes Eu Participo e viveram aventuras que não esperavam. Entre histórias, jogos, dinâmicas de grupo e visitas a espaços da vila percorreram um caminho que as ajudou a entender um pouco mais sobre direitos da criança, a conseguir identificar os vários direitos existentes na “cidade”, a conhecer quem garante os direitos no local onde vivemos nomeadamente o poder local, a experimentar vivê-los / identificá-los nas ruas do Pinhal Novo e a construir as suas opiniões e ideias. Nesta missão contámos, ainda, com a preciosa colaboração da Associação Bengala Mágica, uma associação de pais, amigos e familiares de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão. Conhece aqui um pouco do que esta associação faz.


No final escreveram um MANIFESTO que organizaram em de 4 direitos: direito a ter segurança nas ruas; direito a uma natureza limpa e à saúde; direito a brincar e a descansar e direitos dos animais. Mencionam assuntos como por exemplo: existem vários obstáculos nas ruas para pessoas com baixa visão, cegas ou com dificuldades de se movimentarem…; precisam de mais árvores e jardins e estão preocupados com a redução dos insetos polinizadores e com a falta de água…; existe muito lixo e beatas no chão; os espaços para brincar e descansar deviam ser para todos – crianças, adultos, idosos…; existem muitos animais abandonados na rua…


Fizeram uma Assembleia "Eu Participo" com o Sr. Presidente da Câmara Muncipal de Palmela, apresentaram as suas preocupações e ideias e já ficaram com alguns compromissos assumidos.


Conhece todo o manifesto aqui:


Artigo JPN Manifesto pelos direitos
.pdf
Download PDF • 228KB

Manifesto dos Direitos de Todos na vila do Pinhal Novo

- As nossas preocupações e ideias para a vila do Pinhal Novo -


O Direito a Brincar e a Descansar é para todos e por isso achamos que os parques não devem ser só “parques infantis”. Deviam ser “Parques Para Todos” e temos algumas ideias de que coisas deveriam lá existir:

· os brinquedos dos parques infantis devem estar sempre adaptados para crianças com deficiência poderem também brincar

· Casas nas árvores e escadas para nos ajudar a subir às árvores,

· Bancos,

· Livros, jornais …

· Jogos de tabuleiro, cartas de jogo, puzzles, …

· Ginásio/ máquinas para treinar…

Alguns acham que estes espaços devem ser muito coloridos, outros acham que não. Mas todos gostamos muito de brincar em jardins e junto às árvores e por isso dizemos que não se devem cortar árvores e flores para construir estes espaços para brincar e descansar.


Os Direitos dos Animais são importantes, mas existem animais abandonados e não gostamos de ver. Todos os animais deviam ter casa, mas nós não conseguimos encontrar ideias para ajudar. Mas temos algumas ideias para os ajudar a comer e a beber enquanto estão na rua.


Estamos preocupados com o Direito à Segurança nas ruas para as pessoas com baixa visão ou cegas. Elas encontram muitas dificuldades a andarem na rua, tal como as pessoas com mais idade e pessoas que andam de cadeiras de rodas.

· Largam as trotinetes em qualquer lugar. Deveria haver um lugar para estacioná-las.

· Os candeeiros de chão na Praça da Independência estão salientes

· Existem bocas de incêndio no meio dos passeios

· O piso da calçada não é regular, devia ser direito.

· Os multibancos não têm escrita em braille e são muito altos para quem está de cadeira de rodas

· Os carros estacionam em cima dos passeios. Talvez devesse haver uns postes nas bermas para que isso não acontecesse.

· As passadeiras deviam estar sinalizadas.


Para todos nós a natureza é muito importante, ela ajuda-nos a sermos saudáveis e mais felizes. Por isso para que o Direito a ter uma Natureza Limpa e Direito à Saúde aconteça na nossa vila:

· As escolas deviam ter muita natureza.

· Não queremos que cortem árvores e gostávamos que existissem mais árvores nas ruas. Gostávamos que as árvores tivessem casas de passarinhos.

· Estamos preocupados com a água e achamos que ela deve ser muito poupada

· Soubemos que os insetos polinizadores são importantes e que eles estão a desaparecer das cidades. Eles precisam de mais flores. Queremos mais flores nos jardins. Podíamos ter árvores com fruta

· Achamos que os nossos jardins não estão protegidos e deviam estar. E queremos mais jardins.

· Encontramos muito lixo e muitas beatas no chão. Às vezes esse lixo cai dos caixotes ou os caixotes estão muito cheios.



Turma 2º C - EB António Santos Jorge, Pinhal Novo



"Eu Participo, e tu?!"

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page