top of page

Está a nascer um Bosque da Tribo "Eu Participo"

Atualizado: 25 de fev. de 2021

Na Quinta do Anjo, os/as Agentes Eu Participo plantam e dão nomes às árvores e, aos poucos, foram criando um bosque de árvores e afetos!




A ideia surgiu em setembro de 2019 e desde aí nunca mais pararam. Primeiro, a turma do 3º A decidiu que o seu projeto de ano seria para proteger a natureza e tiveram a ideia de dar nomes às árvores. A partir daí fizeram todo um caminho de descoberta de como podíamos adotar árvores


Se amarmos as árvores, vamos protegê-las de certeza!

Mas essa ideia não ia ficar por aí. Receberam um convite da Câmara Municipal de Palmela para participar no Dia da Floresta Autóctone e "Planta, a planta" construírem um bosque junto à ciclovia da Quinta do Anjo. Prontamente aceitaram, mas não foram sozinhos.


“Eu e a minha turma gostámos de plantar, pelo menos eu acho que gostam. Eu plantei uma árvore com os meus amigos, Luca e Kika, que se chama Luteka."

(Teresa, 3º A 2019/20)


“Este ano fiz uma atividade no Eu Participo, plantámos árvores e no local onde plantámos as árvores demos o nome “Bosque da Tribo”. Plantámos muitas árvores, uma delas o Pilriteiro."

(Francisca, 3º A, 2019/20)


A este desafio, juntou-se a turma do 3º C porque o seu projeto passava por defender três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo um deles o ODS 6 - Água Potável e Saneamento para todos! Nesse caminho descobriram que as árvores ajudavam a que houvesse mais água subterrânea e, assim, plantar o tal bosque também passou a ser uma missão deles.



A equipa estava feita e esta não seria uma missão de um só ano. Em novembro e dezembro de 2020, já ambas as turmas no 4º ano, e com todas as seguranças devido à pandemia COVID-19, voltámos a plantar mais árvores.


Desta vez não pudemos estar todos/as juntos. Fizemos em duas etapas: na primeira, os Agentes "Eu Participo" da Câmara Municipal de Palmela plantaram as árvores e, na segunda etapa, os/as Agentes "Eu Participo" da escola foram plantar a sua árvore da turma e escolher qual a árvore que iriam adotar. Deram os seus nomes e agora estas árvores já têm famílias adotivas.



Apesar de confinados em casa, nos pequenos passeios que damos pela ciclovia da Quinta do Anjo, vemos as crianças e famílias adotivas a espreitar as suas árvores.


O Bosque da Tribo "Eu Participo" está a crescer com árvores e cuidadores/as que assumiram a responsabilidade de cuidar da sua árvore, um tesouro nos dias de hoje e no futuro na nossa luta contra as alterações climáticas.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page