top of page

Guerra ou Paz?

A Maria Guerreiro publica, a 6 de junho de 2023, no Jornal do Pinhal Novo, a sua preocupação com a guerra e os efeitos que tem na vida de muitas crianças. No seu artigo lança-nos uma questão. Saberás respondê-la?


A Maria é uma menina muito atenta e vive com muitas preocupações sobre as guerras que acontecem no mundo, especialmente a Guerra na Ucrânia. Por isso, ela e a sua turma quiseram participar numa das missões da Escola Agentes Eu Participo que os levou a entender um pouco mais como podem lutar pela paz. Nessa missão "Guerra ou Paz?" tiveram desafios que os levaram a refletir algumas das razões pelas quais a guerra acontece. E é esta a questão que a Maria nos deixa. Porque razão achamos que a guerra acontece?


Descobre o que a Maria foi descobrindo nesta missão e junta-te a nós na luta pela paz!



Querido Mundo,

Olá, eu sou a Maria, da escola dos Agentes “Eu Participo”. Se hoje fosse um dia normal eu não estaria a escrever e tenho que agradecer à Cristina por estar aqui connosco. Fomos nós na escola que votámos o tema que queríamos estudar e pedimos a ajuda da Escola Agentes Eu Participo e por isso estamos na Missão “Guerra ou Paz?”. É um tema que nos preocupa muito!

Tudo isto começou quando um dia, estava eu a jantar e olhei para a televisão e vi uma notícia chocante “GUERRA NA UCRÂNIA” e pensei “será a sério?” … “Já vai passar…” Um ano depois, volto a pensar… “bem…já se passou um ano e nada…isto vai de mal a pior” … “O que eu poderia dizer a Putin?”, “Poderia simplesmente ir falar com ele?”

Eu estou a ficar muito preocupada e os meus colegas também, um ano de guerra é muito tempo, está tudo a ficar destruído, as crianças sem escola, sem casa, sem comida, sem família, tornam-se refugiados… o planeta fica com uma parte em destruição!

A nossa escola tem como missão estudar a razão do começo das guerras. Nós pensamos que muitas guerras começam quando alguém está chateado (a) e não está bem por dentro, está em «guerra» e quer levar a guerra aos outros.

E tu o que achas?


Se quiseres ajudar as pessoas que estão a ser vítimas da guerra, tens aqui algumas ideias:

- Se tiveres roupas que não utilizas e que estão em bom estado, ou brinquedos podes entregar numa instituição que envie, por exe mplo, à Ucrânia ou a outros países que sofrem com a guerra.

-E a comida não pode faltar, sabemos que há muitas crianças e adultos a passar fome. Entrega alimentos numa instituição que os recolha e envie para os locais onde são necessários.

- Também podem ser enviados medicamentos, mas isso é melhor serem os adultos a tratarem.

Eu participo, e tu?

Maria Guerreiro (4º ano – EB Batudes)


Artigo Maria 6 junho
.pdf
Download PDF • 135KB




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page