top of page

Para mim, o que é ser ativista

Esta é uma partilha da Raquel que "participa desde os seus 9 anos" e nos conta o que para ela é ser ativista no artigo, publicado no Jornal do Pinhal Novo a 11 de julho, que encerra este ano letivo de 2022/23.


O que é para ti ser ativista? Não achas possível uma criança ou jovem poder mudar o mundo com a sua voz e com as suas ações?

A experiência e a energia da Raquel inspira grandes e pequenos e, por isso, não deixes de ler e de partilhar.



Um dia perguntaram-me se era difícil ser ativista, e, para ser sincera, não sei bem!

Para mim acho que ser ativista não é algo fácil ou difícil, é algo único!

Ser ativista é muito mais do que ser uma pessoa que anda por aí a gritar pelas ruas com um cartaz na mão, é algo que requer muita dedicação e força de espírito!

Aprendi que tenho a minha VOZ! Todos nós a temos na verdade, por isso nunca deixes que te digam o contrário! Não é por sermos mais novos ou mais velhos que temos menos ou mais voz. Olhem para mim, uma adolescente de 15 anos que já conquistou tanto no que toca a este assunto! Já dei palestras a meninos do 1º ciclo do ensino básico, sozinha e acompanhada; já organizei várias manifestações com as minhas colegas do Clube “Eu Participo” e também já escrevi muitos artigos para este jornal em questão. Obrigada ao Jornal do Pinhal Novo por esta oportunidade única de dar espaço às vozes dos mais novos durante anos. Tudo isto contribuiu para o facto de compreender melhor tudo o que se passa no mundo e de estar mais próxima dos mais novos, que, parecendo que não, é algo bastante importante!

Não vou mentir, às vezes é um bocadinho frustrante ser ativista porque nem sempre te vão querer ouvir, tanto os adultos como os vossos amigos, ou porque até tu próprio podes começar a ter dúvidas e a hesitar. Eu, por exemplo, tive momentos em que hesitei, como no caso da manifestação que organizamos no ano passado. Comecei a sentir-me intimidada perante os alunos mais velhos e isso fez com que tivesse vergonha. Às vezes, também, é um bocadinho frustrante quando gozam ou mandam bocas por estares a lutar por uma coisa tão importante para ti, ou quando vês que a malta da tua idade também não quer saber deste assunto. Por vezes, também isto pode acontecer em casa quando queres mudar um hábito que aches que não é muito bom, mas nem sempre o aceitam. Outro exemplo, que se calhar é o que acontece mais frequentemente, é a tentação de fazer algo mais divertido do que estar dedicada ao ativismo, mas tudo isto se aprende e se muda com o tempo e a aprendizagem.

No final de contas estamos todos a lutar por um mundo melhor e tudo o que fazemos hoje vai ter um impacto no nosso futuro. E como uma pessoa muito sábia e inspiradora me disse “Não és o futuro! És o hoje! “, por isso vamos lá construir um futuro que nos orgulhamos!


NÓS CONSEGUIMOS!! TU CONSEGUES!!


Para acabar só quero agradecer a este clube fantástico que me mostrou tanto e fez de mim aquilo que sou hoje.


Raquel Cavaco

Eu Participo desde os meus 9 anos!


Ser ativista JPN 11 julho
.pdf
Download PDF • 182KB

Gostávamos de saber da tua experiência de ativista, se acreditas ou não que o podes ser e que conselhos darias a outras crianças e jovens. Envia-nos os teus textos para agenteeuparticipo@cm-palmela.pt



Eu Participo, e tu?




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page