top of page

Conselhos de "miúdos para graúdos"

Atualizado: 25 de mai. de 2023

Já pensaste trocar de lugar e seres tu a dar conselhos às pessoas adultas que te rodeiam? A turma do 9º A da EB Hermenegildo Capelo aceitou o desafio.




Em novembro de 2021 foi lançado um Desafio "Eu Participo" a todas as crianças e jovens do concelho de Palmela.


Todos os dias escutam um rol de conselhos que as pessoas adultas lhes dão. "Vá, veste o casaco..", "Deixa o telemóvel...", "Não corras, vais cair...", "Já te disse que para seres homem/mulher precisas de estudar", "Não respondas aos mais velhos...", "Ajuda o próximo...", "Não fales com estranhos", "Diz bom dia às pessoas...", "Tem juízo, vê as companhias com quem tu andas...", blá... blá... blá...


Nós sabemos que no fundo ao darem esses conselhos, estão a procurar que sejas mais feliz. Mas o que durante anos ouvimos nas escolas eram crianças e jovens a questionarem "Porque razão os adultos têm sempre tanta coisa para nos dizer, mas fazem tudo ao contrário do que dizem?!"


Então o desafio foi que, desta vez, as crianças e jovens trocassem de lugar e dessem conselhos a todas as pessoas adultas que influenciam as suas vidas.


No dia 15 de março de 2022, os Conselhos de "Miúdos para Graúdos" da turma do 9º A da EB Hermenegildo Capelo foram publicados no Jornal do Pinhal Novo.

Artigo JPN 15 mar_9A_EBHC
.pdf
Download PDF • 290KB

Espreita os conselhos que deram aos mais velhos ;-)


Se quiseres partilhar connosco os teus conselhos, o que queres dizer às pessoas adultas, escreve-nos para agenteeuparticipo@cm-palmela.pt


"Eu Participo, e tu?"

94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page