top of page

Novo ciclone em Moçambique

Atualizado: 2 de mar. de 2021

Após o Ciclone IDAI e Kenneth, há dois anos atrás, Moçambique volta a precisar de assistência humanitária com mais um ciclone ELOISE a 23 de janeiro de 2021.



UNICEF Moçambique - Ciclone Idai e Kenneth


São preocupantes os números lançados pela UNICEF Portugal.


"Mais de 176.000 pessoas, incluindo 90.000 crianças, no centro de Moçambique irão provavelmente precisar de assistência humanitária após o Ciclone Eloise"

Moçambique, em tão pouco tempo e no meio de uma pandemia, volta a sentir o impacto das alterações climáticas. Já sabemos que a sua localização é muito suscetível a ciclones. No entanto, com o aquecimento global tudo piora nesta zona do mundo, porque estas tempestades acontecem mais vezes e são muito mais fortes.


O ciclone ELOISE trouxe de novo chuvas torrenciais e ventos que chegaram a atingir 160 quilómetros hora. Como podem imaginar, casas, escolas, terrenos de agricultura foram alguns dos locais destruídos por este ciclone. A UNICEF relata-nos que cerca de "8.400 pessoas perderam as suas casas e pelo menos 26 unidades de saúde e 85 salas de aula foram destruídas."



“Há menos de dois anos, vi em primeira mão as consequências devastadoras do Ciclone Idai nas crianças e famílias no centro de Moçambique - consequências que continuam até hoje (...) Esta última tempestade mostra-nos mais uma vez que as crianças estão a arcar com o impacto dos eventos climáticos graves relacionados com o clima. É necessário que levemos as alterações climáticas a sério e investirmos em medidas para fortalecer a resiliência das comunidades vulneráveis.”

Diretora Executiva da UNICEF, Henrietta Fore



A zona rural da Beira, ainda a sofrer as consequências do último ciclone, está a passar por dificuldades ainda maiores. Muitas instituições estão no terreno a ajudar, nomeadamente a UNICEF, com distribuição de artigos de higiene, produtos para purificar a água transformando-a em água potável, medicamentos, lonas de apoio a abrigo, entre outras coisas.



Se quiseres saber mais:







Se quiseres ajudar poderás contactar a UNICEF Portugal

  • Telefone: 21 317 75 00

  • E-mail: info@unicef.pt



Queres saber mais sobre Moçambique?




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A guerra

bottom of page