top of page

Saúde para TODOS/AS!

Sabias que no dia 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde? Desde 1950, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) ajuda-nos a celebrar este dia, alertando-nos para este DIREITO HUMANO.


Primeiro vamos ver o que tu entendes por saúde. Consegues descobrir quantas destas afirmações estão corretas sobre o significado deste direito na tua vida?

  • Sinto-me feliz com o que vivo e tenho à minha volta

  • Como o suficiente e bem para o meu corpo e mente

  • Tenho as vacinas em dia

  • Tenho cuidados médicos sempre que preciso, incluindo para minha visão, audição e dentes

  • Sinto energia para brincar, jogar, fazer atividade física

  • Sinto vontade de estar com outros/as

  • Sinto que consigo estar atento na escola, em casa, quando estou com amigos/as

  • Consigo aprender, ultrapassando as minhas dificuldades

  • Sinto-me amado/a pela minha família, por outros/as adultos/as que cuidam de mim, pelos meus amigos/as

  • Tenho a minha higiene diária sempre TOP!

  • Gosto de mim!

  • Faço as horas de sono que preciso.

Se achas que a tua saúde depende de todas estas coisas, GANHASTE! Mas com a pandemia COVID-19, algumas delas ficaram bem baralhadas! Não foi? Este vírus trocou-nos as voltas, é uma verdade! A ti, a nós e a milhões de crianças e famílias neste mundo.


Viver com mais saúde e ter melhor acesso aos serviços de saúde depende, muitas vezes, do país e ou das condições em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem. Parece-te justo?


Foto ONU/Eskinder Debebe Na terça-feira, 2 de março, o secretário-geral, António Guterres, visitou a instalação do Unicef na sede da ONU


  • Sabias que os países mais ricos estão a vacinar mais rápido as suas populações contra a COVID-19 do que nos países mais pobres? Podes escutar aqui a notícia

  • Sabias que a fome aguda pode aumentar em mais de 20 países nos próximos meses derivada à pandemia COVID-19 e aos conflitos armados que lá existem? Podes escutar aqui a notícia

  • Sabias que mais de 168 milhões de crianças, em todo o mundo, estiveram fechadas durante 1 ano por causa das medidas de combate à COVID-19? São exemplos os países Panamá, El Salvador, Bolívia, Bangladeche… Podes escutar aqui a notícia

  • Sabias que crianças e jovens por todo o mundo têm desenvolvido reações menos boas no dia-a-dia por causa da ansiedade que a pandemia provoca a todos/as nós? Lê o Guia que a UNICEF preparou para ti

  • Sabias que aumentaram as desigualdades com as meninas e mulheres? Por exemplo, com a pandemia os números de violência contra as pessoas de sexo feminino aumentaram, bem como o desemprego. Podes ler aqui um pouco mais sobre isso.


"Construindo um mundo mais justo e saudável"

Este é o tema escolhido pela OMS para o Dia Mundial da Saúde em 2021. A pandemia COVID19 é global! Os desafios são gigantes em qualquer parte do mundo. E só vamos conseguir ultrapassá-los se trabalharmos em conjunto, com solidariedade, por um objetivo comum!




QUEREMOS ouvir a tua voz! Prepara uma mensagem para o mundo. Deixamos 3 perguntas para te ajudar:

  • O que estás a fazer para cuidar da tua saúde e bem-estar agora?

  • O que pode a Câmara Municipal fazer para ajudar-te a cuidar da tua saúde e bem-estar?

  • Quais são as tuas preocupações para o futuro sobre a saúde e bem-estar de todos/as?

Já enviamos o desafio PARA A TUA ESCOLA Cada turma fazer, pelo menos, um cartaz e colocá-lo bem visível para que a vossa mensagem no Dia Mundial da Saúde seja vista por muita gente! Enviem-nos fotos!


PARA TI (sozinho, em conjunto com um/a amigo/a ou com a tua família), desafiamos-te a colocares uma mensagem num texto, num desenho, numa gravação de voz ou outra forma criativa que encontres.


Coloca no assunto do e-mail: “Desafio – Saúde para Todos/as!”

E não te esqueças de indicar o teu nome, idade e escola que frequentas.



Contamos contigo por um Mundo Mais Justo e Saudável!


“Eu Participo, e tu?”




68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page