top of page

FEVEREIRO - Dias por direito!

Atualizado: 25 de fev. de 2021

Estes são alguns dias que, em fevereiro, nos recordam direitos da criança e direitos humanos!




9 de fevereiro de 2021 - Dia da Internet Segura

Na internet tudo pode acontecer. Desde discursos de ódio, a imagens e palavras menos boas, ... E tudo o que colocas na internet ficará para sempre. Agora podes achar piada, mas daqui a uns anos já não será? Escuta os conselhos do Lucas.


Episódio nº 75 das Histórias do Lucas, com o patrocínio do Centro Internet Segura, coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.



«ZIgZaga na Net» é um programa da Rádio Zig Zag em parceria com o Centro de Sensibilização CIS | FCT e o Seguranet.pt da Direção Geral de Educação que nos vai ensinar a navegar em segurança na internet.


Se quiseres podes escutar os 30 episódios disponíveis no Zig Zag play - Programa "ZigZaga na Net" https://www.rtp.pt/play/zigzag/p5444/zigzaga-na-net



12 de fevereiro de 2021 - Dia Internacional contra o uso de crianças em conflitos armados


Este dia também é chamado de Dia da Mão Vermelha. O artigo "Eu Participo" escrito pela Beatriz e ilustrado pela Inês, em 2017 (EB Águas de Moura explicar-te-á bem de que dia se trata.


crianças soldado
.pdf
Download PDF • 256KB


E escuta a história de James, do Sudão do Sul, que aos 14 anos foi levado para a guerra. Conseguiu salvar-se e voltar à família. O dia mais feliz da sua vida!



20 de fevereiro de 2021 - Dia Mundial da Justiça Social


Não deve ser difícil para ti entender o que será este dia! Muitas vezes, os/as Agentes Eu Participo dizem "Isto não é justo!" . É verdade que, apesar de todas as lutas pelos direitos das crianças e direitos humanos, ainda muita injustiça acontece neste mundo. Este dia vem lembrar isso mesmo!

Ainda existe muita pobreza, desemprego, exclusão, desigualdades, racismo e preconceito,

pessoas a fugirem de guerras e catástrofes ambientais e colocarem-se em situação de refugiados...


"Diariamente são colocadas barreiras às pessoas pelo seu género, raça, etnia, idade, religião ou deficiência. O próprio sítio onde a pessoa nasce acaba por condicionar a sua liberdade e bem-estar. Cerca de 20% da população mundial consume 80% dos recursos do planeta, enquanto menos de 100 famílias detêm mais de metade da riqueza mundial."

Neste dia. muitas ações crescem por todo o mundo para lembrar que os países, as pessoas devem eliminar qualquer tipo de injustiça social para que todos/as possam crescer felizes, saudáveis, em segurança e com dignidade, em pleno respeito com a casa de todos/as (não só humanos) - o Planeta Terra!


A Câmara Municipal de Palmela associou-se a este dia e ao lançamento do hino "Todos por um", letra e música de Pedro Abrunhosa. Todos, a trabalhar em conjunto, para um mundo mais justo, digno, inclusivo e sustentável. (se quiseres saber mais sobre esta ação da Câmara Municipal e outras instituições, lê a Notícia no separador Município "Todos por um").








5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page