top of page

"No meu tempo não era assim..."

Talvez já conheças histórias que começam assim. Mas estas vão fazer-te pensar sobre como os Direitos Humanos e os Direitos da Criança devem ser uma luta diária e em qualquer lugar.


De certeza que já ouviste muitas histórias de como era há muito tempo atrás e quando elas começam por "No meu tempo não era assim..." já sabes o que vem aí :-)

Às vezes são histórias que te divertem, outras nem por isso... deixam-te a pensar...


No vídeo que partilhamos contigo vais escutar histórias de tempos em que a Convenção Sobre os Direitos da Criança (20 de novembro de 1989) ainda não era uma realidade. E apesar de algumas dessas histórias terem sido vividas já depois da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro de 1948) vais perceber que nem toda a gente em Portugal conseguia ter acesso a esses direitos. Não é justo, pois não? Ainda hoje acontece em muitos lugares neste mundo, mas hoje vamos ficar por estas histórias que começam por "No meu tempo não era assim…"


(Testemunhos recolhidos em vários projetos municipais pela Câmara Municipal de Palmela)


Reconheceste alguém neste vídeo? Se sim, conta-lhe tu agora uma história!

Conta-lhe que no seu tempo não existia a lei que protegia os direitos da criança, mas que existiam direitos humanos que deviam ser respeitados por todos os países e explica-lhe como isso tudo aconteceu.

PASSO A PASSO NOS DIREITOS
.pdf
Download PDF • 2.66MB

"Passo a passo nos direitos... dos direitos humanos aos direitos da criança."


Infelizmente, ainda são visíveis nas notícias histórias sobre países onde esses direitos não são respeitados. Existem zonas do nosso planeta onde a guerra, a exploração e a discriminação são realidades no dia-a-dia de muitas pessoas, incluindo crianças e jovens. Então, o que podemos fazer? A defesa destes direitos começa em cada um/a de nós. Naquilo que fazemos e defendemos na nossa casa, na nossa escola, na nossa rua, na nossa cidade... Por isso é tão importante contares esta história "Passo a passo nos direitos..." e levares mais gente a falar sobre ela.


Conheces alguém que também nos pode contar aquele tipo de histórias que começam por "No meu tempo era assim..."?


Espreita este Projeto do Arquivo Municipal de Palmela "Uma imagem, mil memórias" destinado à partilha de imagens e memórias a elas associadas. São vários os temas das imagens e memórias que as pessoas do concelho partilham: atividades culturais, desportivas, políticas, profissionais, religiosas; vida familiar; vida militar; personalidades; património edificado ou natural; entre outras.


Se por acaso existir aí alguém que queira partilhar a sua memória é só contactar o Arquivo Municipal de Palmela - Tel.: 212 336 613 /e-mail: arquivo.municipal@cm-palmela.pt


Contamos contigo!


E não te esqueças:

A defesa dos direitos começa em cada um/a de nós. Naquilo que fazemos e defendemos na nossa casa, na nossa escola, na nossa rua, na nossa cidade...


"Eu Participo, e tu?!"

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page