top of page

Quando é preciso ajudar...

Atualizado: 22 de fev. de 2021

Com a pandemia COVID-19, não é só o nosso direito à saúde que está em causa. Muitos outros direitos podem estar a serem de difícil acesso.


Além das medidas que conheceste sobre o estado do direito à educação no Concelho de Palmela, a Câmara Municipal lançou um Programa de Apoio Económico e Social às famílias, empresas, associações e outras instituições no território.


Algumas ações foram iniciadas antes de surgir a COVID-19, mas agora tiveram de ser reforçadas, como por exemplo, a rede de teleassistência a pessoas idosas e o programa “Cabaz Solidário Saudável”- reforço dos cabazes distribuídos a famílias carenciadas, com produtos à base de carne de aves.


Outras ações surgiram durante o 1º confinamento em 2020 e outras vieram agora. Estas são algumas:

  • Fornecimento de refeições quentes a famílias carenciadas, no âmbito da Rede Local de Apoio Alimentar;

  • Alargamento do tarifário social no contrato de água, para as pessoas que se encontrem em situação comprovada de desemprego;

  • Suspensão do pagamento das Atividades de Animação e Apoio à Família, durante o encerramento das escolas;

  • Relançamento da linha de apoio social “Em linha para si;

  • Reforço do programa “Mecenas de Palmela”, através das doações de bens alimentares para as instituições locais.


E para ajudar a saber que famílias estão em situação de fragilidade social e económica, a Câmara Municipal lançou novamente a linha de apoio social.

De segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00, uma equipa de técnicos/as atenderá o telefone e, em colaboração com a Rede Social concelhia, ajudará a família em causa para que tenha acesso aos bens de primeira necessidade e, assim, ultrapassar esta fase tão difícil em segurança.


Descobre quais os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estamos a garantir com esta ação.




Podes procurar mais informação sobre o que fazem as Câmaras Municipais no separador desta página web SABER + / Democracia e Poder Local. Lá vais conhecer algumas personagens e um caderno que te explica as competências da Câmara Municipal.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page