top of page

O que sentes quando as "nuvens" lutam?

Atualizado: 25 de mai. de 2023

A Maria Rita da EB Batudes, no seu direito de liberdade de expressão, explica-nos o que sente sobre a guerra que está a acontecer na Ucrânia. E tu, que formas encontras para explicar o que sentes ao ver as imagens que passam na televisão?


Para expressares o que sentes tens muitas formas de o fazer. Podes fazê-lo através da escrita, da fala, do desenho, do canto, …tanta forma possível de exercer o teu direito de liberdade de expressão (artigo 13º da Convenção sobre os Direitos da Criança)! Por vezes, inspiramo-nos em outras pessoas e nas suas formas para encontramos o nosso cantinho, aquele onde nos sentimos seguros/as para expor os nossos pensamentos e sentimentos.


E foi isso que a "nossa" querida Agente Eu Participo Maria Rita fez depois de ouvir a história "A menina gotinha de água" (podes escutar aqui a história contada pela nossa contadora de histórias Ilda Soares). O seu texto foi publicado no Jornal do Pinhal Novo no dia 21 de junho de 2022.


A Maria Rita com a sua sensibilidade e criatividade levou-nos a uma viagem da gotinha Ana Cristina de Espantalho de Paralelo. Que lindo nome! E que lindo texto! A forma como descreve a tristeza naquele "primeiro verão gelado" espelha bem como se sente ao ver a guerra na Ucrânia. E é isso que ela te conta mais um pouco no seu texto descritivo "Parte 2 - O que eu sinto..."


"Às vezes imagino que uma daquelas crianças ucranianas sou eu. É mesmo, mesmo muito mau!"

Na sua viagem, a gotinha Ana Cristina, apesar de estar com muito medo, conseguiu ajudar a parar a guerra. A Maria Rita sabe que vale a pena acreditar e ter esperança! Ela sabe que para defender os direitos de todas as crianças e pessoas adultas todos os dias contam e todas as nossas ações são fundamentais. Ela sabe o quanto é importante colocarmo-nos no lugar do outro/a e por isso termina a fazer um apelo a todos/as aqueles/as que irão ler o seu artigo de opinião.


"Tenho pena das crianças! Pensem também vocês assim. Pensem como eu."



Artigo_Maria_Rita_JPN_21JUNHO2022
.pdf
Download PDF • 279KB

Envia-nos a tua forma de expressar o que pensas e sentes sobre a guerra e envia-nos para agenteeuparticipo@cm-palmela.pt

Faz-te ouvir!


"Eu Participo, e tu?"

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page