top of page

O Desporto é fundamental!

A 6 de abril de 2021, a Maria Camolas publica o seu artigo no Jornal do Pinhal Novo, lançando-nos um alerta sobre a saúde das crianças e dos jovens, e de todos nós! Com a sua autenticidade e simplicidade fala-nos de um assunto muito importante, colocando-nos questões obrigatórias de responder. Lê e descobre quais são.

Hoje trago-vos um assunto que considero fundamental para o crescimento e bem-estar das crianças e jovens. Acho que devo partilhar convosco esta preocupação porque é muito importante e devíamos todos pensar nela.

Vejo por mim e por todos os outros, que estivemos muito parados neste segundo confinamento. E isto tudo me assusta! Se os jovens e as crianças não fizerem desporto, quando isto tudo acabar já não sabemos como correr. De uma forma geral, acho que algumas pessoas são sedentárias e algumas são preguiçosas. Mas muitas delas gostam de fazer desporto como é o meu caso.


Tudo isto preocupa-me porque a nossa população está cada vez mais obesa e isso é grave! Por isso, cuide de si e faça desporto, por favor!

Sempre disse que a nossa população devia mexer-se muito mais. Mas acho que se está a passar com toda a gente, o que se está a passar comigo. No primeiro confinamento eu até me ia mexendo: corria, andava de bicicleta, caminhava. Mas no segundo confinamento fiquei semanas e semanas sem sair de casa para fazer qualquer tipo de desporto. O que aconteceu foi que tive muitos trabalhos da escola, muita coisa para fazer e deixei-me ir… Até que percebi que não estava a fazer nenhum desporto físico. Por isso, digo a todos vocês que não se deixem ir pelos trabalhos ou por outra coisa qualquer. Saiam à rua para correr, caminhar, andar de bicicleta, tudo o que vos fizer feliz.


A pandemia afetou muitos jovens e crianças porque os locais onde se faz/fazia desporto e os parques infantis estiveram fechados.

Este é um problema que muitos não veem, esta situação da pandemia prejudicou a saúde mental e física dos mais novos. Brincar não é só jogar com brinquedos, brincar é o corpo estar em sintonia com a natureza.


Para mim o desporto é muito importante. É importante para as nossas vidas, para o crescimento das crianças e dos jovens, porque faz bem à saúde de todos nós. É muito bom fazer qualquer tipo de atividade. Para mim, por exemplo, estar a correr é como se a minha vida me levasse a querer mostrar que estou a ir no caminho certo. Adoro e faz-me tão bem levar com o vento na cara e cheirar as flores. Pode ser qualquer atividade física, os jovens podem fazer qualquer desporto, o que mais gostam. O que interessa é mexer!


"Na minha opinião acho que nem todos os desportos são divulgados ou conhecidos, por exemplo: o futebol toda a gente conhece, mas e o badminton conhecem? Quem é responsável pelo desporto devia ter atenção a isso, mostrar mais as outras atividades."

A nossa alimentação, também, é muito importante. Também devemos ter cuidado com ela. Eu acho que a maior parte da população estando em casa, ficou pior. Esta situação de haver mais pessoas obesas está a ficar assustadora. As pessoas não fazem desporto, não têm cuidado com a alimentação e isso não é agradável.

O que eu quero dizer é que o desporto físico é super importante na nossa vida e esta pandemia alterou tudo.


Mas se fazer exercício físico é bom para estarmos mais saudáveis, não deveríamos pensar mais nisso no meio desta pandemia?

Aqui podes fazer o download do artigo da Maria:

Artigo Maria Camolas 6 abril
.pdf
Download PDF • 203KB

Esta é a Maria e a sua ação contou para a defesa e promoção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3!




Se quiseres, também tu podes partilhar os teus pensamentos e mostrares ao mundo qual a tua opinião sobre qualquer assunto que relaciones com direitos e sustentabilidade do planeta. A tua opinião conta! Escreve-nos para agenteeuparticipo@cm-palmela.pt ;-)

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page