top of page

Numa biblioteca perto de ti...

Encontrarás, mesmo ali à mão, as histórias que dão destaque aos direitos da criança e direitos humanos. Conseguiste descobri-las na tua BIBLIOTECA ESCOLAR ou na BIBLIOTECA MUNICIPAL mais perto de ti?


Para celebrar o DIA UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA (20 de novembro) e o DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS (10 de dezembro), durante os meses de novembro e dezembro, as histórias que nos levam a conhecer e a pensar sobre direitos da criança e direitos humanos saltaram das prateleiras das nossas bibliotecas.


Nas Bibliotecas Escolares...


Com estas histórias, a tua professora ou o teu professor levou-te a viajar por mundos que talvez conhecesses ou não. Histórias de outras crianças e jovens, de vidas reais, de perto e de longe, mas que apostamos que te fizeram pensar.


Fotos Bibliotecas Escolares de: EB Alberto Valente (Pinhal Novo); EB António Matos Fortuna (Quinta do Anjo); Escola Secundária de Palmela; EBS José Saramago (Poceirão)

(Carrega nos links das escolas para conheceres um pouco mais da sua biblioteca)


Além dos destaques dos livros que viste na tua biblioteca, existiram trabalhos feitos pelas tuas mãos ou pelas mãos dos teus /tuas professores/as e que ajudaram a recordar que os direitos são de todos os seres humanos e que devem existir todos os dias.


Fotos dos cartazes e outros trabalhos realizados nas bibliotecas: EB Zeca Afonso e EB Salgueiro Maia (Pinhal Novo); EBS José Saramago (Poceirão) e EB António Matos Fortuna (Quinta do Anjo)

(Carrega em cada uma das escolas para conheceres um pouco mais do seu trabalho)


Continuamos a aguardar os testemunhos que deixaram sobre as histórias que leram... Conta-nos! Queremos saber ;-)


Espreita o blogue Bagos de Letras e ficarás a conhecer mais sobre esta atividade e outras que as Bibliotecas Escolares fazem nas escolas do Concelho de Palmela.



Nas Bibliotecas Municipais...


O teu direito a ler e a descobrir coisas novas estende-se para lá da tua escola. E, por isso, além de teres livros na Biblioteca Escolar, também os tens nas Bibliotecas Municipais! Em qualquer uma poderás requisitar um livro que te faça pensar, sonhar, rir, viajar...


Durante estes meses também as bibliotecas municipais deram destaque aos livros e outras informações que nos ajudam a compreender melhor o que são os direitos da criança e direitos humanos. Até ao final de dezembro poderás encontrar muita coisa que te vai surpreender na Biblioteca Municipal de Palmela, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, Biblioteca Municipal de Quinta do Anjo e no Pólo da Marateca.



(Biblioteca Municipal de Palmela)


Já sabes :-)

Queres viajar, pegas num livro!

Queres saber mais sobre qualquer assunto, pegas num livro!

Queres rir, pegas num livro!

Queres ouvir uma história, discutir ideias sobre elas, construir as tuas... tanta coisa podes fazer numa biblioteca, quer seja na escola, quer seja no local onde vives.


Se ainda não descobriste as bibliotecas que estão mais perto de ti, do que estás à espera?!

Leva a tua família contigo!


"Tens direito a descobrir coisas e dizer o que pensas através da fala, da escrita, da expressão artística, etc., excepto se, ao fazê-lo, estiveres a interferir com os direitos dos outros/as!"


"Tens direito a ser informado sobre o que se passa no mundo através da rádio, dos jornais, da televisão, de livros, etc..."



"Eu Participo, e tu?!"

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A tua voz

bottom of page