top of page

Floresta e Água andam de mão dada!

Se leste por aqui a notícia "Dois dias para te dedicares ao Planeta" vais entender porque a Floresta e a Água andam de mão dada. Tal e qual como o trabalho que o município realiza na área ambiental. Conhece aqui um pouco mais dos serviços municipais que também celebraram estes dois dias contigo - Dia Mundial da Floresta (21 de março) e Dia Mundial da Água (22 de março).



De certeza de que já deste conta que vives num sítio extraordinário. Estás mesmo junto a três áreas protegidas em Portugal: o Parque Natural da Arrábida, a Reserva Natural do Estuário do Sado e a Reserva Natural do Estuário do Tejo.


  • Consegues imaginar os tesouros que estas zonas guardam e que tanta influência têm na tua vida e na garantia dos teus direitos?

  • Tens ideia que espécies habitam estas áreas protegidas (animais, aves, peixes,...), que albufeiras e cursos de água aqui existem e que vegetação e árvores autóctones da zona?

Na página da Câmara Municipal podes ficar a saber um pouco mais sobre estas zonas, bem como as 7 áreas que vários serviços municipais atuam na defesa e promoção do nosso ambiente.



Mas para ajudar a comemorar estes dias, a Câmara Municipal de Palmela, lançou duas publicações que poderão ser muito interessantes para ti e para a tua família - "À descoberta das plantas da Serra do Louro" e "Matriz da Água de Palmela".







Desafio na Serra do Louro!


Veste uma roupa confortável, prepara a tua mochila com água e fruta, o teu material de explorador (ex: binóculos, caderno e lápis) e parte à descoberta da Serra do Louro.


  • Sabias que a Serra do Louro tem uma enorme variedade de espécies vegetais ? Esta serra faz parte do Parque Natural da Arrábida e nele já foram identificadas mais de 1450 espécies!


Se costumas ir à serra vais ver como ela está a florir. Estás no inicio da Primavera, certo? Mas conseguirás descobrir que plantas andam por ali a crescer? Com esta publicação vais ter uma ajuda...



Depois de vagueares por este tesouro vais perceber que protegê-lo é fundamental! Não só porque ele te garante oxigénio e felicidade, mas também porque esta grande área natural é fundamental para a infiltração e reserva de água.


Afinal, o que sabes tu sobre a Água de Palmela?


Não queremos dar nenhuma aula de matemática, mas prepara-te que vêm aí números... e GIGANTES!


  • Sabias que no concelho de Palmela vivem cerca de 64.230 pessoas que consomem água diariamente para beber, para a sua higiene, alimentação e trabalho?

  • Sabias que o território de Palmela tem um tamanho gigante de 466.2 km2 e que o tamanho da rede de distribuição de água é de 616,3 Km?

  • Sabias que a taxa de cobertura desta rede de água é de 100% nos aglomerados populacionais e de 97% para a generalidade do concelho?

  • Sabias que o abastecimento de água é assegurado por 38 captações de água subterrâneas dispersas por todo o concelho, 22 Instalações de Tratamento de Água (ETA) e 27 reservatórios? Ao todo é uma capacidade de armazenamento de 27.680 m3 de água!


Conseguimos baralhar-te, certo? Não o fazemos por mal, mas olha que para a água chegar à tua torneira há muita coisa a acontecer e muita gente envolvida para que esse DIREITO HUMANO seja acessível a todos!

Deixamos aqui o documento que apresenta todos estes números e palavras complicadas, mas que nos mostra como está a "saúde" da nossa água em Palmela.



Água pública, de qualidade e para todas/os, sem desperdícios e com todo o respeito que este bem nos merece, é o nosso compromisso para com o Concelho de Palmela e para com a Humanidade.


Estamos todas/os juntas/os nesta causa?


Participa na Missão "Conta Gotas" que te lançámos para o Dia Mundial da Água! Podes ser o Herói ou a Heroína todos os dias do ano nesta missão!



"Eu Participo, e tu?!"


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page