top of page

Dia Internacional da Vida Selvagem

A 3 de março de 2021 comemora-se o Dia Internacional da Vida Selvagem. Este dia foi criado em 2013, pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.



Este ano o tema é "Floresta e meios de subsistência: sustentar as pessoas e preservar o planeta". Na página web do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), além de conheceres a importância do seu trabalho para a preservação da natureza, poderás descarregar cartazes e outros materiais educativos.


Tens ideia de como é importante a floresta na vida de milhões de pessoas? A felicidade de passear no meio de uma floresta é uma dessas coisas importantes. Mas se vires a imagem consegues encontrar mais umas tantas.


No mundo, entre 200 e 350 milhões de pessoas vivem em áreas florestais ou em zonas muito perto, e que dependem delas para as suas necessidades mais básicas (casa, alimentação, saúde / medicamentos, fonte de energia...) e o seu sustento financeiro.


Neste dia, é muito importante recordar que o mundo já perdeu mais de metade da sua vida selvagem devido à ação humana. Alguns exemplos são as mudanças climáticas provocadas pelos hábitos do ser humano, a caça e o tráfico de animais (para animais de "companhia", para produção de medicamentos naturais ou para cozinha exótica, são exemplos de algumas razões!) e a diminuição progressiva de florestas (pelos incêndios ou abate de árvores).




Vê o caso dos orangotangos que deixam de ter local para viver porque, para produzir óleo de palma usado em muitos produtos que consumimos, muitas florestas são destruídas.



Se queres saber mais sobre o óleo de palma, espreita o trabalho das Agentes do Clube "Eu Participo" (manhã - 2020/21), da EB Hermenegildo Capelo. ( NOTÍCIAS | Agentes em ação | )


Queres AGIR?


Deixamos algumas dicas:




Um desafio por semana = 52 desafios para conheceres e protegeres a biodiversidade! Consegues? ;-) Clica aqui






Na publicação municipal "SOS Planeta - Eu Participo, e tu?" encontras dois desafios que podes agarrar neste dia com a tua família:




Para descarregares esta publicação vai ao separador SABER + | O nosso Planeta.


Eu Participo, e tu?




18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A guerra

bottom of page