top of page

Dois dias para te dedicares ao Planeta

Nos dias 21 e 22 de março comemoram-se duas datas muito importantes para a nossa missão SOS Planeta! O Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Água. Vem descobrir o que são e o que podes fazer!



21 março - DIA MUNDIAL DA ÁRVORE E DAS FLORESTAS


Neste dia juntamos as vozes para alertar sobre a importância das árvores e das florestas na nossa vida. A sua preservação é fundamental para garantir o nosso direito de crescermos felizes, saudáveis, em segurança e com dignidade. Se não as protegermos, colocamos a nossa vida, e a de muitos animais, em risco.

  • Sabias que cerca de 1000 árvores adultas conseguem absorver perto de 6000 Kg de CO2 (dióxido de carbono)?

  • Sabias que o CO2 é um dos gases com efeito de estufa que, ao acumular-se na nossa atmosfera, provoca todas as mudanças do nosso clima e que leva a uma maior quantidade de eventos extremos, como os furacões, chuvas intensas, ondas de calor, …?

  • E sabes que, atualmente, a nossa atmosfera acumula mais de 410 partes de milhão de CO2? Aposto que nem consegues imaginar que número é este!

Para SABER + sobre GASES COM EFEITO DE ESTUFA escuta o PAXI

Ainda, podes descobrir mais coisas interessantes no blog Science4you

  • Sabias que mais de 3/4 das pessoas na Europa vivem em cidades? Descobre, então, porquê as árvores nas cidades são cada vez mais fundamentais!

  • Sabias que as árvores conseguem reduzir a temperatura das cidades o que é muito importante para nós nos protegermos das ondas de calor provocadas pelas alterações climáticas?

  • Sabias que plantar árvores e criar espaços de jardim (tão agradáveis para nós usufruirmos nas cidades), ajuda a controlar as inundações? E esta missão das árvores é, ainda, muito importante para o dia que celebramos a seguir - Dia Mundial da Água.

Podes descobrir as respostas nesta notícia do Greensavers SAPO.


Como vês as árvores têm uma vida muito secreta, a sua missão é muitas vezes invisível: elas limpam o nosso ar, a nossa água, o nosso solo, regulam o nosso clima, ajudam a melhorar a saúde física e o bem-estar psíquico. E também conversam entre si. Não sabias?



Queres fazer parte da solução? Lançamos-te um desafio. Escolhe uma das opções ou todas!


1. Volta aos desafios que te deixámos no post sobre o dia 3 de março - Dia Internacional da Vida Selvagem (este ano sob o tema FLORESTAS).

,

2. O dia 21 de março é, também, o Dia Mundial da Poesia. Já adotaste uma árvore? Então será essa o teu mote para este desafio. Se ainda não adotaste, escolhe uma árvore que gostas muito e escreve-lhe um poema!


Envia-nos o teu poema (com uma foto ou desenho da árvore que escolheste) para agenteeuparticipo@cm-palmela.pt e coloca no assunto do e-mail "Desafio poema - Dia Mundial da Árvore"

Deixa-nos o teu nome, a tua idade. Podes entregar o teu poema numa gravação de voz ou em texto...



3. Escuta o que dois amigos nos dizem sobre a missão do ser humano em plantar árvores!

(coloca as legendas em português)


4. Conhece a Jani Silva, defensora da Floresta da Amazónia, e assina a petição da Amnistia Internacional. Conhece o caso.


5. Delicia-te com estas duas histórias fabulosas

  • Não podes subir a Serra da Arrábida, mas podes espreitar e conhecer um pouco mais da sua vida tão bonita! Clica aqui e faz uma viagem "Da Arrábida ao mar".

  • O Jardim Curioso ,de Peter Brown, contado por Catarina Claro. Uma delícia!




22 de março - Dia Mundial da Água


Neste dia juntamos as vozes para alertar o quanto é importante proteger e poupar este tesouro na nossa vida.

As árvores, os animais, os seres humanos… tudo e todos precisam de água para viver. A água é fundamental para mantermo-nos saudáveis, produzirmos alimentos, produzirmos energia, abastecermos as nossas casas, para a sustentabilidade ambiental!


No separador SABER + | O nosso planeta | Água, poderás encontrar muita informação sobre onde existe e como vem parar às nossas torneiras.


A Água é um DIREITO HUMANO! O seu acesso deve ser igual por qualquer pessoa, em qualquer canto do mundo. Mas, infelizmente isso não acontece.


“ (…) três em cada dez pessoas não têm acesso a água potável, mais de 2 mil milhões vivem em países com um elevado nível de “stress” hídrico e cerca de 4 mil milhões de pessoas passam por uma grave escassez de água potável durante, pelo menos, um mês do ano”


Factos sobre a água e direitos humanos:

  • 2,1 mil milhões de pessoas não têm acesso a serviços de água potável com segurança

  • 4,5 mil milhões de pessoas carecem de serviços de saneamento com segurança

  • 1,5 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem todos os anos de doenças relacionadas com a diarreia

  • A escassez de água já afeta quatro em cada dez pessoas

  • 90% de todos os desastres naturais estão relacionados com a água

  • 80% das águas residuais retornam ao ecossistema sem serem tratadas ou reutilizadas

  • Cerca de dois terços dos rios transfronteiriços do mundo não possuem uma estrutura de gestão cooperativa


O tema deste ano é VALORIZAR A ÁGUA e por isso desafiamos-te:


1. Consegues imaginar-te, em altura de pandemia, não teres água para lavares as mãos, as roupas, os alimentos? Conhece algumas histórias em Moçambique sobre a importância desta nossa higiene, não só em tempos de pandemia.


2. Faz o exercício durante 1 dia. Escolhe o maior copo que tiveres, enche de água e tenta gerir a tua sede durante esse dia como só tivesses esse copo para beber. Aponta as horas em que te deste conta que precisavas mais do que desse copo e termina o exercício.


Se sentes que consegues valorizar a água, aceita esta MISSÃO!

Segue estes passos e transforma-te no Herói e na Heroína “Conta Gotas” lá de casa ou na tua escola:


1. Missão Juntar Gotas! Toma bem atenção às dicas que aqui te deixam. Aos poucos, uma a uma, chegas lá...

2. Missão Autoclismo! Escuta esta proposta e coloca em ação... Não vai ser fácil ;-) Começa por um balde...

3. Missão Duche! Já experimentaste fazer contas com o teu duche? NÃO estamos a dizer para fazeres contas enquanto tomas o duche...!!!! Escuta aqui o que te queremos dizer. E se tiveres alguém que insiste em não perceber, vê o que este hipopótamo provocou.

4. Missão Pinga Pinga! Sê um/a agente secreto e descobre o que anda por aí a cair. Vê as dicas que aqui te deixam.


Conta-nos como foi esta SUPER jornada “Conta-Gotas”! O que fizeste e conseguiste mudar aí em casa ou na escola. E se tiveste alguma ideia, partilha connosco também.

Envia para agenteeuparticipo@cm-palmela.pt

Coloca no Assunto do e-mail: Desafio “Conta-Gotas” – Dia Mundial da Água

Deixa-nos o teu nome, a tua idade. Faz uma gravação de voz ou envia-nos um texto, um cartaz de alerta… o que quiseres partilhar.


ATENÇÃO: Se vires alguma fuga de água nas ruas, avisa a Câmara Municipal de Palmela através dos telefones 212336686/79.


"Eu Participo, e tu?"


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page