top of page

Dia Internacional da Mulher

A 8 de março de 2021 comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Este dia lembra-nos a importância da Mulher na sociedade e o caminho que ainda temos a percorrer para que meninas e mulheres tenham a acesso a todos os seus direitos.


As "Agentes Eu Participo" da EB Lagoa da Palha explicam-nos uma das versões da história de como este dia surgiu.


Diz-se que em 1857, na luta pelos seus direitos, enquanto protestavam, um conjunto de mulheres operárias ficaram fechadas na fábrica onde trabalhavam e acabaram por morrer num incêndio que ali deflagrou.


Na verdade, a luta por melhores condições de trabalho, a luta pelo direito ao voto entre outros direitos eram reclamações das mulheres em muitos outros momentos.

O que aconteceu D Mulher Maria e Lara LP
.
Download • 221KB

Como por exemplo, o dia 8 de março de 1917, o qual acabou por justificar a escolha desta data para Dia Internacional da Mulher. Nesse dia, mais de 90 mil pessoas, mulheres russas, protestavam na rua para reclamar melhores condições de vida. Mas, é em 1977 que este dia é reconhecido como Dia Internacional da Mulher, pela Organização das Nações Unidas. Assim, desde então, esta é a data para celebrar as conquistas de inúmeras mulheres, anónimas e celebridades, no caminho dos seus direitos e na luta contra o preconceito.


A Inês, da EB Águas de Moura, é uma delas que numa das sessões do Projeto "Eu Participo", no meio da brincadeira e piadas dos seus colegas sobre este dia, levanta-se e diz "Vocês não percebem mesmo nada ..." Queres saber o que ela escreveu? Lê o artigo que escreveu para o Jornal do Pinhal Novo.

As_mulheres_ines ramos 31 out 2017
.pdf
Download PDF • 237KB







Queres SABER + ?



  • Quem é Ahed Tamimi que as Agentes Eu Participo da EB Lagoa da Palha falam? Clica aqui.


  • Sabes que a atriz Emma Watson (Hermione Granger nos filmes de Harry Potter) é a Embaixadora das Nações Unidas para a Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres? Clica aqui para saberes mais e conheceres a campanha dela "Ele por Ela".



  • E vê o post das notícias Município sobre a campanha que a Câmara Municipal está a fazer nesta data.



Curiosidade...

Estás habituado/a a escutar que este dia é um exagero e que por isso também devia existir um dia do homem? Então, fica a saber que esse dia também existe - o Dia Internacional do Homem ( a 19 de novembro). Esse dia celebra um modelo de homem que contribuiu de forma positiva para o mundo, que promove a saúde masculina, que exclui os preconceitos da sua vida e defende a igualdade de género!





26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page