top of page

As escolas fecharam e agora?

As responsabilidades da Câmara Municipal no teu direito à educação continuaram e, em alguns casos, ganharam outra forma.


As escolas fecharam, mas existem crianças que precisam de um apoio extra para continuar a garantir o seu direito à educação e outros direitos importantes para que possam continuar a crescer felizes, com saúde e em segurança.


Escolas de acolhimento


É o caso das crianças em que as suas famílias trabalham em locais essenciais para responder a esta pandemia, como por exemplo, nos hospitais, centros de saúde, serviços de emergência médica e de segurança pública, … Estas crianças não podem ficar sozinhas em casa e, por isso, algumas escolas estão abertas para que elas possam assistir às aulas da sua turma on-line e a continuar os seus estudos. Chamam-se Escolas de Acolhimento e é possível que já tenhas visto esta divulgação feita pela Câmara Municipal de Palmela.






Refeições escolares


Outro caso, são as crianças que têm direito ao apoio da Ação Social Escolar (jardins de infância e escolas de 1º ciclo de ensino básico da rede pública). Durante o período em que estão na escola, as suas refeições são pagas, na totalidade ou em parte, pela Câmara Municipal.

Mas esse apoio continuou agora que as escolas tiveram de encerrar. As famílias que estão nessas condições informam o Agrupamento de Escolas a que a criança pertence e todos os dias podem ir buscar a refeição servida em take away na escola que lhe for indicada. Mas sabes que a pandemia tem trazido muitas dificuldades e, por isso, a Câmara Municipal percebeu que tinha de fazer um pouco mais. Então, nas zonas mais rurais do nosso concelho (Poceirão e Marateca), por ser um território tão extenso e pertencer a uma zona de “intervenção educativa prioritária”, a entrega de refeições pode ser em casa. Também as crianças que estão nas escolas de acolhimento podem receber estas refeições. Ao todo são 191 crianças a receberem estas refeições!



Podes procurar mais informação sobre o que fazem as Câmaras Municipais no separador desta página web SABER + / Democracia e Poder Local. Lá vais conhecer algumas personagens e um caderno que te explica as competências da Câmara Municipal.



Descobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que estão ligados a esta ação:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page