Adotei um pinheiro

A Rita Fernandes, a 9 março de 2021, publica o seu artigo "Eu Participo" no Jornal do Pinhal Novo a contar-nos como aconteceu a sua adoção de um pinheiro.



Artigo Rita 9 mar JPN
.pdf
Download PDF • 197KB

A Rita dá-te aqui muitas dicas de como tu podes ajudar a plantar o Planeta. Sejam plantas, sejam árvores, são essenciais para combater as alterações climáticas! E se adotares alguma delas poderás ganhar uma amizade para a vida. Inspira-te na história da Rita!


"Eu gosto muito de flores, tenho uma varandinha e um terraço com muitos vasos com flores bem coloridas. Muitas destas flores quando foram plantadas, eram apenas umas pontas, que apanhei quando ainda estava a aprender a andar de bicicleta.

Na escola tínhamos feito uma experiência, colocámos umas pontas de plantas num copo e criaram raízes, em minha casa fiz o mesmo, com a ajuda da minha mãe colocámos essas pontas num copo e quando estas criaram raízes, plantámo-las nos vasos e ainda hoje estão bem crescidas.

Um dia, estava a regar as plantas do terraço quando de repente por debaixo de um ramo da trepadeira, encontrei um raminho bem fininho de um pinheirinho. Fiquei muito feliz, como é que ali foi parar? De certeza que terá sido uma semente que ali caiu, terá sido um pássaro? O vento? Eu não sei, só sei que está a crescer no meu vaso um pinheiro.

Tenho a certeza que este pinheiro irá crescer muito, não irá caber mais no meu vaso, terei de o transplantar, talvez vá à serra… Já pensei nesse dia, que terá de acontecer, então vou dizer-lhe, para o ajudar a crescer “Majestoso pinheiro, apareceste no meu vaso, um dia serás grande e belo, muitos animais vão abrigar-se junto a ti e eu, um dia, farei um piquenique debaixo da tua sombra.” Mas, por enquanto, o Piquinhos vai ficar no meu vaso!

Este ano letivo, eu e os meus colegas plantámos várias árvores no "Bosque da Tribo", que fica junto à ciclovia da Quinta do Anjo. O meu pinheiro quando crescer fará parte de uma floresta. Estas árvores, juntas, vão ajudar a renovar o ar que nós respiramos e a reduzir os gases com efeito de estufa responsáveis pelas alterações climáticas. As árvores são importantes para todos os seres vivos! " (Rita Fernandes - 4º C - EB António Matos Fortuna)




A Rita, com esta ação, está a contribuir para conseguirmos alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 15! Ela participa, e tu?!



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo