top of page

O que encontras na tua "cidade"?

O "Eu Participo em casa..." lançou o desafio à turma do 1º e 2º ano da EB Batudes. O que encontras na tua cidade, no caminho casa-escola?



Aceitámos o desafio do “Eu Participo…Em Casa” e caminhámos juntos (Cristina, Professora , Alunos e Família) nesta aventura diária em que os conteúdos programáticas se tornaram lúdicos à medida que, aos poucos, íamos concretizando no papel, na maquete, as aprendizagens.

Assim fomos identificando:

  • os locais que costumamos frequentar na zona onde vivemos (escola, supermercado, parque infantil, casa de vizinhos ou família, centro de saúde...);

  • as regras rodoviárias que trazem segurança às crianças (passadeiras, sinais, passeios, barras, vedações, ...);

  • os problemas relacionadas com o ambiente;

  • os meios de transporte que utilizamos para nos deslocarmos e outros que se encontram a circular;

O resultado está á vista! O sucesso garantido…E a ligação Família – Escola saiu reforçada!!!


(Profª Maria José - EB Batudes / turma 1º e 2º ano)


Os direitos de todos/as na nossa cidade


Quando voltámos a estar juntos/as, no dia 16 de março, sentámos em roda e começámos a pensar um pouco mais no que vemos quando andamos pela nossa "cidade". Falámos da maquete que cada um/a construiu e fomos ligando aos nossos direitos:

  • O CENTRO DE SAÚDE que garante o nosso direito de estarmos saudáveis;

  • A ESCOLA e a BIBLIOTECA que garante o nosso direito à educação e a descobrirmos coisas novas;

  • O MERCADO que garante o nosso direito a uma alimentação saudável;

  • Os PARQUES INFANTIS e JARDINS que garantem o nosso direito de brincar e de estarmos felizes;

  • Os PASSEIOS e os SINAIS DE TRÂNSITO que garantem a nossa segurança;

(...)


Mas, como sempre, as conversas no "Eu Participo" vão dar a tantos outros caminhos que não aqueles que os adultos pensaram. Na discussão sobre o que mais víamos a circular nas ruas, se carros ou pessoas... alguém disse "Afinal foi o ser humano que criou o carro. Mas quem criou o mundo?" A discussão tomou outro rumo e os/as Agentes Eu Participo foram expondo as suas opiniões:

  • "Não foi do macaco... foi Deus,,, havia um mundo branco... Deus criou os humanos, veio Adão e Eva e foram criadas casas..."

  • "Não foi Deus. O mundo foi criado a partir do sol. Cresceram árvores. Do macaco vieram os humanos. As florestas eram muitas... o ser humano foi derrubando-as..."

  • "Sim... o humano veio do macaco"

  • "Eu sei! Eu vejo o ERA UMA VEZ A VIDA. Haviam mini-células... que se transformaram nos macacos, nos animais, nos humanos..."

  • "Não... foi Deus que criou o mundo em 7 dias... criou os animais e tudo. Os humanos criaram casas, tornaram-se muito inteligentes..."

  • "Antes era um mar profundo..."

  • " O planeta Terra foi criado da poeira do espaço..."

Falámos de onde vinham essas opiniões. Algumas vinham das nossas crenças religiosas, outras vinham de livros que lemos, outras vinham de programas de televisão educativos... Havia alguém que "dono/a da razão"? Essa discussão ficou para depois... haveremos de discutir o que é um facto e o que é uma opinião ;-)


Retomámos a nossa cidade... explorando outras opiniões:


Partindo do livro "POPVILLE" (Ilustração: Anouck Boisrobert,e Louis Rigaud | Texto: Joy Sorman - Editora Bruaá) procurámos explicar o que se passava em cada página.


(Quando começámos na "quinta" e acabámos na "cidade"...)


"Era uma vez uma quinta com muitas árvores... deviam viver por lá umas 10 pessoas, todas muito felizes!

Os humanos começaram a construir muito porque havia mais gente a querer lá viver. Cresceram muitas estradas... construíram uma cidade.

A linha de comboio cresceu porque as pessoas precisavam de sair para ir trabalhar.

Mas haviam menos árvores... para haver espaço para as casas... tiraram a madeira para as construir. As árvores foram desaparecendo e havia mais casas.

Havia menos oxigénio e tudo parece infestado..."




(Quando começámos na "cidade" e acabámos na "quinta"...)


"Era uma vez uma cidade gigante, poluída e com o Corona... Tinha uma só árvore, muitas estradas, muitas casas e muitos carros. (...) As casas foram caindo de velhas e de poluídas. (...) Decidiram não construir mais casas e cultivar mais árvores. As casas eram partilhadas..."



E agora? Talvez o próximo desafio seja construirmos, em conjunto, uma "cidade"... Como vamos aceitar diferentes opiniões? ... O que vamos decidir?


"Eu Participo, e tu?"

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page