Este é um dos dias que nos recorda que a educação para a paz é fundamental nas nossas escolas. O respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência, são valores e direitos que todos/as devemos ter acesso e defender.
Este vídeo foi realizado pela Amnistia Internacional Portugal, em conjunto com a Federação Portuguesa de Futebol e outras instituições. E foi lançado em setembro de 2020. Mas, a 30 de janeiro de 2021, a Amnistia e as instituições parceiras quiseram dar-lhe ainda mais destaque. Deves ter visto na televisão, se não estavas distraído/a.
Infelizmente, encontramos muitas vezes violência nas escolas, algumas chegando a situações de bullying. Algumas até provocadas no desporto, quando jogas futebol ou outras formas de competição. Este vídeo lembra-nos que isso não faz sentido. O desporto e a competição não servem para alimentar ódios, discriminações... Todos/as somos diferentes, todos/as temos os mesmos direitos de respeito, igualdade, tolerância, solidariedade e paz.
Seja na escola, em casa, no clube ou na rua sê um defensor da não violência e diz "Eu Jogo pelos Direitos Humanos". Junta-te à luta contra o racismo e a discriminação!
Mas sabes porquê e como este dia foi criado?
Sabias que este dia começou por se celebrar em Espanha, em 1964?
Llorenç Vidal, poeta, pedagogo e pacifista, foi quem nos ajudou a criar este dia que rapidamente se tornou um dia internacional!
E sabes porque escolheram o dia 30 de janeiro?
Neste dia morreu um homem que nos ensinou muito sobre a não violência, um grande pacifista, que se chamava Mahatma Ghandi. Poderás saber mais sobre ele se fores ao SABER + / Direitos da Criança e Direitos Humanos na caixinha que fala sobre ATIVISTAS de DIREITOS.
Mas atenção! No hemisfério sul, o calendário escolar não acontece da mesma forma que o nosso e por isso este dia é celebrado por volta de 30 de março. Sabias?
DESAFIO "Eu Participo"
Apesar de este ano estares confinado/a em casa devido à pandemia COVID-19, é possível que te tenha sido proposto fazeres um trabalho sobre este dia. Se não o fizeste, ainda estás a tempo e poderás enviar-nos. Estas são algumas propostas, mas poderás ainda ter outra ideia bem melhor. Escolhe o que queres fazer.
Escreve um manifesto pela paz nas escolas
Desenha o que pode significar para ti este dia
Faz um símbolo ou boneco que simbolize a paz, reutilizando o material que tens em casa (envia-nos uma foto)
Pede à tua família e amigos/as que te digam frases originais sobre a paz e a não violência escolar, coloca-os num poer point ou em outro formato
Escreve um e-mail para agenteeuparticipo@cm-palmela.pt, coloca no assunto "O meu trabalho sobre o Dia da Não Violência Escolar", diz-nos o teu nome e a tua escola.
Aproveita para conhecer o que outros/as Agentes "Eu Participo" pensam sobre este dia. Neste caso, vais ler as "vozes" da Íris (EB Palhota - 2017) e da Ana Margarida (EB Águas de Moura - 2017).
"Todos temos direitos mesmos os ricos e os pobres. A Paz é não ser maltratado, descansar, ter direito à vida."
Iris - EB Palhota (2017)
"Nós quase todos gostamos de brincar às guerras mas não devemos fazer isso porque um colega nosso sai magoado dessa brincadeira e todos nós queremos viver em paz e sossego, sem violência absoluta."
Ana Margarida - EB Águas de Moura (2017)
Comments