euparticipo

2 de dez de 2021

"A árvore!"

A Beatriz Ribeiro, Agente Eu Participo da Lagoa da Palha, transformou a sua preocupação com o ambiente numa linda história sobre uma árvore.

«O que irá acontecer quando uma criança decide ajudar uma árvore? Pela voz da Beatriz, iremos descobrir uma amizade muito especial, porque as árvores são seres vivos que precisam do nosso amor e nós precisamos delas para sobreviver e sermos felizes!».

(Hora do Conto Online)

A Beatriz é uma menina doce e muito criativa. Durante 4 anos participou no Projeto "Eu Participo!" na EB Lagoa da Palha e sempre foi muito atenta e interventiva.

No ano passado, no seu 4º ano de escolaridade (2020/21), a sua turma foi descobrindo como é que estas coisas do ambiente afetam os direitos da criança. Descobriram muitos casos no mundo onde a educação, a saúde, a habitação, a alimentação foi posta em causa por muitas tempestades, secas, inundações... fenómenos climáticos que pioraram de intensidade e de frequência por causa das alterações climáticas. Esta foi, também, a turma que participou naquele desafio lançado pela ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável e que deu na notícia "Alterações Climáticas: o que pensamos e o que queremos dizer!"

No final do ano, a Beatriz surpreendeu-nos com a sua capacidade de fazer histórias. Esta foi a primeira história que nos contou :-)

As árvores são seres vivos que precisam de todo o nosso cuidado e amor! Devemos protegê-las! Precisamos delas para sobreviver e sermos felizes! (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº15).

E essa história transformou-se neste lindo vídeo onde escutamos a voz da Beatriz Ribeiro acompanhada pela Marisa Gomes em Língua Gestual Portuguesa, num projeto municipal que leva, quinzenalmente, as histórias a todas as casas do Concelho de Palmela e outras mais além - Hora do Conto Online.

E, assim, demos destaque a mais uma voz durante o mês em que celebramos o 32º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança.

Esperemos que, em breve, tenhamos mais histórias da Beatriz!

As crianças têm direito de agir em defesa do planeta, dar a sua opinião e fazer projetos! (artigo 12º e 15º da Convenção sobre os Direitos da Criança)

"Eu Participo, e tu?!"

240
8